top of page
Buscar

Arranque do novo Ano Pastoral


No passado dia 17 de setembro, a nossa Comunidade de Santa Teresinha do Menino Jesus, de Coimbra, reuniu-se para dar início às atividades do novo ano pastoral. O local escolhido foi a Mata do Buçaco, ou Cerca do antigo Convento dos Carmelitas Descalços, uma área protegida e classificada como Monumento Nacional, pela exuberância e beleza da sua paisagem.


Estas terras foram doadas, em 1628, pelo bispo de Coimbra, D. João Manuel à Ordem dos Carmelitas Descalços para a construção do Convento e retiro dos seus religiosos. As cerca de 250 espécies de árvores e arbustos foram aqui plantados pelos Frades da Ordem. Estes construíram ainda os muros de delimitação e o Convento de Santa Cruz do Buçaco, destinado a albergar os Frades entre 1628 a 1834 - data da extinção das ordens religiosas, após a qual o Convento e todo o património foi incorporado nos bens nacionais. Em 1888 iniciou-se a construção do Palace Hotel do Buçaco, sendo o Convento Carmelita parcialmente demolido para este efeito.


A nossa Comunidade de Santa Teresinha teve o privilégio de visitar o espaço do Convento Carmelita ainda existente, admirando o espaço do claustro, da capela e as celas dos primeiros monges da Ordem. Na capela, construída em parte do tradicional espaço de claustro, existe ainda mobiliário e estátuas, paramentos e telas originais do século XVII. Aí, o P. Joaquim Teixeira, nosso assistente espiritual, presidiu à celebração da Eucaristia e na breve homilia, lembrou a necessidade de termos um coração que acolha a Palavra, o que requer vivermos com serenidade e confiança e desejar que a Palavra de Deus, faça caminho no coração e tal como Maria nos exercitemos na capacidade de esperar e dar tempo, pois o Senhor é que nos modela e salva. Nesta eucaristia tivemos presentes, os elementos ausentes e, sobretudo, os doentes da Comunidade. Rezamos pela união e renovação de toda a Ordem e pelos defuntos da mesma.


De seguida, caminhando por diferentes trilhos da mata, encontramos algumas ermidas de habitação e capelas de devoção. Detivemo-nos no miradouro “Portas de Coimbra” onde o P. Joaquim falou de diversos aspetos, nomeadamente que do mesmo é visível o oceano Atlântico. Recordou como este monte se assemelha, topograficamente, ao Monte Carmelo e que os frades deste Convento viviam sobretudo vida eremítica, conjugada com a vida comunitária. Explicou ainda que o caminho da Via Sacra (numa extensão de cerca de três quilómetros), é composta por vinte passos, correspondendo aos passos da Prisão e aos da Paixão de Cristo, sendo a única réplica real da existente em Jerusalém.

As diferentes construções, os jardins, as cisternas, os miradouros e toda a paisagem, remetem para a observação e contemplação, evidenciando o gosto pela conservação da natureza que a Ordem sempre cultivou.


Durante o almoço, houve oportunidade de partilhar um pouco as vivências de fé e situações da vida privada. Foi um dia de encontro e de alegria entre todos os elementos.

Posts recentes

Ver tudo

Coimbra | Nota de falecimento

No dia 13 de março de 2024 faleceu em Coimbra, Maria Teresa Brandão Vasques, membro muito ativo desta nossa Comunidade de Santa Teresinha do Menino Jesus. Nasceu no dia 26-07-1933 e faleceu, de morte

bottom of page