Avessadas e Fátima II | Encontro fraterno em Pontevedra e Tui
Entre os dias 26 e 28 de junho de 2026, as Comunidades OCDS da Irmã Lúcia, de Fátima e do Menino Jesus de Praga, de Avessadas, acompanhadas pelos seus Assistentes Espirituais, o Frei Joaquim Teixeira e o Frei André de Santa Maria, realizaram uma visita a Tui e Pontevedra, em Espanha.
A escolha destes lugares revestiu-se de um significado muito especial, uma vez que estão profundamente ligados à vida espiritual da Venerável Irmã Lúcia, no contexto das celebrações do centenário da sua morte. Este passeio permitiu aos membros das duas Comunidades aproximarem-se de alguns dos locais mais marcantes do percurso carmelita da Irmã Lúcia, conhecendo de forma mais profunda o ambiente espiritual em que amadureceu a sua vida de oração, de entrega a Deus e de fidelidade à vocação recebida.
Em Tui, o grupo visitou os lugares associados à sua permanência naquela cidade, nomeadamente o colégio, a capela e o jardim, e celebrou a Eucaristia num ambiente de profundo recolhimento e gratidão. A visita à Catedral de Tui constituiu igualmente um momento de enriquecimento cultural e espiritual.
No dia seguinte, já em Pontevedra, os membros das duas Comunidades puderam ainda visitar os locais mais significativos da passagem da Irmã Lúcia por esta cidade, aprofundando o conhecimento da sua experiência espiritual e do seu testemunho de vida contemplativa. A celebração da Eucaristia, bem como os restantes momentos de oração comunitária, nomeadamente as Laudes e as Vésperas, ajudaram-nos a todos a viver estes dias como uma verdadeira peregrinação interior.
Ao longo do encontro houve também espaço para a convivência fraterna, para a partilha de experiências e para diversas dinâmicas entre participantes de diferentes idades, reforçando os laços de amizade e comunhão entre as duas Comunidades. Não obstante a distância física que separa as duas Comunidades, as idades próximas dos seus membros, interesses e gostos semelhantes fazem que com o carisma carmelita, todos se sintam muito naturalmente próximos, unidos e muito bem uns com os outros, criando o ambiente perfeito para a partilha de vida espiritual. Os almoços partilhados ao ar livre, as caminhadas e os momentos de diálogo contribuíram para criar um ambiente de grande proximidade e espírito de família, tão característico do Carmelo Secular. Um dos pontos altos desse convívio foi um teatro na noite de sábado onde as crianças representaram algumas cenas da vida da Irmã Lúcia e da sua espiritualidade.
Foram dias vividos intensamente na oração, na fraternidade e na redescoberta da herança espiritual deixada pela Venerável Irmã Lúcia. Regressámos a casa agradecidos por esta oportunidade de percorrer lugares que marcaram de forma decisiva a sua caminhada de fé e inspirados pelo seu exemplo de vida carmelita, inteiramente centrada em Deus e colocada ao serviço da Igreja.





Comentários