Buscar

Dia festivo na Comunidade de Santa Teresinha do Menino Jesus


No dia 14 de Novembro, dia de Todos os Santos Carmelitas, a Comunidade Secular de Santa Teresinha do Menino Jesus, viveu um dia de festa. Apesar das dificuldades de um tempo de pandemia, a Comunidade reuniu-se para celebrar com fé e muita alegria a Eucaristia, na Igreja do Carmelo de Santa Teresa, presidida pelo seu Assistente Espiritual, o Padre Joaquim Teixeira. Durante a mesma, foi admitida ao Carmelo Secular a Isabel Santos e fizeram a sua promessa definitiva a Maria José Baldaia e a Maria de Fátima Faria. Estas nossas irmãs têm participado nas reuniões mensais e tiveram um tempo de formação sobre a sua vocação batismal e carmelita. Antes deste passo tão importante, fizeram um retiro de preparação em que ao longo de sete dias foram reflectindo e rezando para melhor cumprirem a exigência do seguimento de Jesus, a vida em comunidade e a sua missão como carmelitas seculares. Tomaram assim maior consciência do seu chamamento à Ordem Carmelita, onde assumiram o compromisso de “tender à perfeição evangélica, no espírito dos conselhos evangélicos e das bem-aventuranças, segundo as Constituições da Ordem Secular dos Carmelitas Descalços”.

As Irmãs do Carmelo de Santa Teresa participaram também desta eucaristia, onde o Padre Joaquim lembrou que os carmelitas seculares estão inseridos na Comunidade e também numa paróquia ou comunidade cristã, onde de coração aberto e disponível para Jesus, dão testemunho da sua espiritualidade específica. Vivendo no mundo, levam uma vida evangélica de verdade, oração e interioridade. Referiu ainda que Santa Teresa quis que cada carmelita tomasse a Sagrada Família como referência essencial da vida e Nossa Senhora como o modelo a seguir.

Foi um dia de grande alegria e de comunhão, pois quem não pode estar presente, fez-se próximo de diversos modos. Todos renovaram este desejo de, como todos os Santos Carmelitas, servir em obséquio a Jesus, em santidade e justiça, todos os dias.

Que os Santos Carmelitas protejam e inspirem as nossas irmãs e todos os elementos desta Comunidade.

© 2020 - Webmaster Pedro Tavares                                                                         E-mail: carmelosecular@carmelitas.pt

  • transferir
  • Black YouTube Icon
  • facebook-square