top of page
Buscar

“Era estrangeiro e acolheste-me”


A guerra na Ucrânia, a que o mundo está a assistir, deixa-nos consternados pela violência, rancor e insanidade que julgávamos, nos tempos atuais, já não existir no coração do ser humano. Num primeiro momento deixou-nos a todos impotentes, mas porque a nossa condição de batizados não nos permite ser meros assistentes, eis que as dificuldades se transformam em desafios, e os desafios em resposta concreta na ajuda possível aos nossos irmãos, particularmente aos refugiados da guerra.

Também nós, carmelitas seculares, estamos em condições de prestar uma ajuda concreta no acolhimento a uma família deste povo sofrido porque há anos atrás, com uma grande generosidade, a nossa carmelita secular, Lourdes Marques, doou ao Carmelo Secular uma vivenda em Fátima. E como Jesus diz no Evangelho: “recebestes de graça, dai de graça”, o que recebemos também queremos que dê fruto e faça bem a quem mais precisar. Eis que chegou a hora desta generosidade que tiveram para connosco possa redundar em generosidade com os mais necessitados, pois uns plantam a árvore e outros colhem os frutos. Bendito seja Deus que faz tudo bem feito.

Assim, o Conselho Nacional decidiu disponibilizar esta casa para acolher famílias ucranianas fugidas da guerra, confiando a gestão deste assunto à família carmelita de Fátima. E no dia 1 de abril, os carmelitas de Fátima que formam a Casa de Comunhão, formada pelas duas comunidades de Carmelitas Seculares (Nossa Senhora do Monte Carmelo e Ir. Lúcia), pelas Irmãs do Carmelo de S. José e pelos Frades da Domus Carmeli receberam uma família formada por 7 pessoas: duas crianças, dois adolescentes e três senhoras.

Ao saberem desta decisão do Conselho Nacional, os nossos irmãos e irmãs de Fátima meteram mãos às limpezas, arrumações, aquecimento, pedido de novas camas e colchões, roupas de cama e de casa de banho, produtos de higiene, compra ou doação de outros equipamentos básicos, ofertas de algum dinheiro… e assim podemos acolher com a melhor dignidade possível estas pessoas.

A sua alimentação está assegurada pela Câmara Municipal de Ourém, mas todos os cuidados com a casa, bem como o pagamento de água, eletricidade, gás ficam por enquanto ao nosso encargo, enquanto o nosso Governo não providenciar outras formas de sustentar estas famílias. Duas das senhoras já estão a dar os primeiros passos para terem o seu trabalho e assim se irem autonomizando.

Por agora, a Casa de Comunhão de Fátima tem-se responsabilizado por todos estes cuidados e despesas, no entanto, vimos também apelar à comunidade carmelita nacional que colabore, na medida do possível, com esta generosidade para com esta família. Podem enviar o vosso contributo para a conta do Carmelo Secular: PT50 0079 0000 2589 3759 10170 colocando a referência: Apoio a famílias ucranianas.

Não sabemos o tempo que esta família estará connosco, se a paz regressar à Ucrânia, possivelmente regressarão. No entanto se sobrarem alguns donativos que a vossa generosidade manifestar, faremos mais uma transferência para a conta que os Padres, Irmãs e Seculares Carmelitas da Ucrânia abriram num Banco da Polónia, pois as necessidades no próprio país serão mais que muitas e por isso toda a ajuda será pouca.

Continuemos a rezar intensamente por este povo sofrido e perseguido no seu próprio país, como o nosso Padre Geral pediu na carta que enviou a toda a Ordem no dia 4 de abril (https://www.carmelitaniscalzi.com/es/documentos/preposito-general/2022_carta-del-preposito-general-orar-en-tiempos-de-guerra-el-carmelo-de-teresa-despierta/). E à nossa oração, juntamos as nossas migalhas para assim fazermos o pouquito que está ao nosso alcance.

bottom of page