No sábado 24 de Agosto de 2024, o Senhor chamou a si Maria de Lourdes Marques, carmelita secular pertencente à Comunidade de Nossa Senhora do Monte Carmelo, Fátima.
A Maria de Lourdes tinha 89 anos e deixa-nos um vivo testemunho de entrega e serviço à Igreja e à nossa Ordem Carmelita. Foi predestinada a trabalhar no Carmelo, pois nasceu sob o manto de Maria, no dia 31 de maio de 1935. Trabalhou muito na Igreja e para a Igreja: na Ação Católica, na catequese durante muitos anos, nos Cursos de Cristandade, na preparação dos pais, padrinhos e catecúmenos para o Batismo, na Liturgia, como Ministra da Comunhão e celebrações da Palavra na ausência de presbítero. Em 1971, conheceu o Pe Jeremias, que a acompanhou espiritualmente durante muitos anos e a incentivou a integrar a comunidade OCDS de Paço d’Arcos, mesmo à distância, reunindo com os seus membros de vez em quando e participando em vários retiros. É nesta comunidade que fez a promessa temporária em 2002. Foi convidada para entrar num grupo de oração a constituir-se em Fátima em 2004 e assistido pelo Pe Jeremias. Este grupo constituiu mais tarde a comunidade OCDS de Nossa Senhora do Monte Carmelo: Maria de Lourdes fez a sua promessa definitiva no 16 de julho de 2005, enquanto foram admitidas ao Carmelo secular oito candidatas do grupo de oração. A sua caminhada de carmelita secular foi partilhada numa entrevista publicada na nossa Newsletter Flor do Carmelo em março de 2020, onde revelou que teve a maior alegria da sua vida de carmelita secular quando, em 2016, seis membros fizeram a promessa temporária. A missão estava cumprida.
Lourdes vivia numa Residência Sénior de Fátima; dizia que estava profissionalmente reformada, mas não inativa. Encontrava-se, dizia ela, na “reserva”, onde tentava servir através do desprendimento, da aceitação e da oração, particularmente para que outros possam trabalhar e dar o seu testemunho ativo. Desprendimento de que deu testemunho há muito anos, quando doou a sua casa à OCDS. Foi nesta casa que foram acolhidas várias famílias ucranianas fugidas da guerra, após a invasão do seu país pela Rússia em fevereiro de 2022.
Maria de Lourdes está agora na Luz e na Paz de Deus, com a sua santinha, S. Teresinha, de quem sempre gostou muito. Tinha aprendido com ela a atender às “coisas pequeninas” e a procurar ser cada vez mais “pequenina”. Eis as últimas palavras que tem para nos dizer: «Se, na nossa oração e atividade, pusermos tudo, com muita confiança, nas mãos de Deus, Ele poderá fazer a Sua vontade. Os Apóstolos eram em menor número que os membros da OCDS e ponhamos os olhos sobre o que eles fizeram! Que saibamos aceitar e pôr a render a Amor e a ajuda de Deus!»
Comments