top of page
Buscar

Site do Grupo de Estudos de Espiritualidade Carmelitana Teresiana do Carmelo Descalço Secular

No V Congresso Ibérico do OCDS, realizado no CITES Ávila (julho-agosto de 2016), foi lançada a ideia de estudar os leigos que ajudaram Santa Teresa de Jesus em sua obra fundadora a descobrir se haviam recebido do Espírito Santo o carisma do carmelo Teresiano.

Vários membros do carmelo secular descalço da província ibérica de Santa Teresa de Jesus e da província de Navarra aderiram a essa iniciativa, que foi apresentada aos superiores presentes no congresso, P. Alzinir, delegado geral do OCDS e pe. Miguel Márquez, provincial. Ambos deram boas-vindas à iniciativa e ela começou sua jornada.

Cada um dos ocds que aderiram a esse grupo de estudos recebeu um ou dois caracteres seculares ou do clero secular, que deveria ser investigado como prioritário através dos escritos de Santa Teresa de Jesus, e se perguntando se ele poderia receber o carisma, por sua adesão à pessoa de Santa Teresa de Jesus, sua espiritualidade e sua obra fundadora da Reforma.

As conclusões dessas investigações foram apresentadas em duas reuniões realizadas em agosto na CITES (Ávila) em 2017 e 2018, sempre acompanhadas e incentivadas pelo Pe. Alzinir, Delegado Geral do OCDS. Na última reunião, considerou-se que deveríamos oferecer os frutos desta pesquisa em um simpósio. Isso foi feito em novembro de 2019, também na CITES, uma casa dependente da casa geral.

O grupo de estudos da OCD é formado por carmelitas seculares descalços de toda a Espanha, que se dedicam à investigação do carisma de Carmelo Teresiano, para oferecer os frutos de seus estudos a toda a Ordem. É um grupo aberto aos carmelitas descalços seculares que estão interessados ​​em investigar o carisma.

bottom of page