top of page
Buscar

Tempo da Criação



Neste mês de Setembro, o Papa Francisco convidou-nos para rezar a Deus pedindo para que os recursos da terra sejam partilhados com justiça e respeito. O mês de Setembro inicia com o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado com a Criação, celebrado na Igreja Católica desde a publicação da Encíclica Laudato si’ em 2015. Neste ano de pandemia, a iniciativa tomou um cariz ecuménico, com a participação de todos os cristãos ao Tempo da Criação até ao dia 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis. A declaração conjunta das Conferências Episcopais da Europa e da Conferência das Igrejas Europeias recorda a Encíclica ‘Laudato Si’ e sua preocupação em proteger a casa comum e reunir toda a família humana para procurar um desenvolvimento sustentável e integral.

«Alegro-me com o tema escolhido pela família ecuménica para a celebração do Tempo da Criação 2020, ou seja, um “Jubileu pela Terra”, tendo em vista que se celebra precisamente este ano o quinquagésimo aniversário do Dia da Terra. Na Sagrada Escritura, o Jubileu é um tempo sagrado para recordar, regressar, repousar, restaurar e rejubilar.» São as palavras do Papa Francisco na sua mensagem do Dia Mundial, em prol do cuidado à casa comum, aos pobres e à humanidade fragilizada nestes tempos difíceis de pandemia. Peçamos hoje à Maria, mãe de Jesus Crucificado e nossa mãe, que nos ajude a tomar consciência da nossa fragilidade e nos anime a cuidar deste mundo ferido para as gerações do futuro.

http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/pont-messages/2020/documents/papa-francesco_20200901_messaggio-giornata-cura-creato.html

bottom of page