top of page
Buscar

XIV Capítulo Provincial


A província portuguesa dos Carmelitas Descalços está reunida no Convento do Menino Jesus de Praga, em Avessadas, entre os dias 20 e 24 de julho para a celebração do XIV Capítulo Provincial.

Neste primeiro dia, a província portuguesa da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, dos Padres Carmelitas Descalços, reelegeu Pedro Lourenço Ferreira, provincial para o triénio de 2020-2023.


Pedro Lourenço Ferreira, natural de Fontes, diocese de Leiria-Fátima, tomou o hábito religioso de carmelita em 1967 e professou solenemente em setembro de 1975. Ordenado presbítero em 1976, procurou servir a Igreja nos trabalhos da Ordem. Exerceu os ofícios de superior nas comunidades de Fátima e Avessadas. Foi mestre de noviços, diretor das Edições Carmelo. Criou as estruturas da Domus Carmeli em Fátima. Acolheu o Capítulo Geral da Ordem realizado em Fátima em 2009. Foi Provincial por seis vezes.


Estudou Liturgia em Roma, onde se licenciou em 1975. Lecionou Liturgia em alguns Seminários e Institutos, dirigiu cursos e conferências no âmbito da pastoral litúrgica. Integra o Secretariado Nacional de Liturgia desde 1978, como vogal, e desde novembro de 1994 – há 25 anos – como diretor e secretário da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, tendo sido reconduzido no cargo, a 14 de julho de 2020, para o triénio de 2020-2023.


Estabeleceu a sede do Secretariado Nacional de Liturgia em Fátima e criou estruturas de atividade editorial para gestão dos livros litúrgicos, sob a tutela da Conferência Episcopal Portuguesa. Promoveu a revisão de todos os livros litúrgicos e preparou as respetivas edições com toda a atividade de pré-impressão.

bottom of page