top of page

XVII Encontro de Formação

  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

No passado dia 31 de janeiro e 1 de fevereiro, tivemos o XVII Encontro de Formação na Domus Carmeli (Fátima) que contou com a presença de Carmelitas Seculares de quase todas as Comunidades do continente sob o mote “Vede como eles se amam”.


Na manhã de sábado, o Professor Alexandre Freire Duarte começou por dar formação aos presentes sobre a importância e os fundamentos do Amor de Cristo desde os tempos dos primeiros cristãos e de como o tema do encontro “Vede como eles se amam” é um estandarte ideal do que é a vida Cristã. Seguidamente, tivemos uma segunda conferência em que o Professor Alexandre Freire Duarte explicou e aprofundou o poder e alcance da oração do “Pai Nosso”. A manhã de sábado terminou da melhor forma com a celebração da Eucaristia na capela da Domus Carmeli celebrada pelo P. Joaquim Teixeira. Na tarde de sábado, os Carmelitas Seculares estiveram reunidos em pequenos grupos, partilhando e trabalhando os conteúdos das formações da manhã, nomeadamente identificando as maiores manifestações de desajuste espiritual, que leva cada pessoa a não amar até ao espanto dos demais; e como cada um na sua Comunidade, pode ajudar a viver este amor. Foi ainda trabalhado pelos grupos tudo o que pode entravar os nossos compromissos da oração do Pai Nosso: acolher o Reino, aceitar a vontade de Deus e, sobretudo, perdoar.


No domingo de manhã, ocorreu o último momento formativo com a 3ª Conferência do Professor Alexandre Freire Duarte que abordou de forma sublime dois pilares da vida de um cristão: a Esperança e a Oração. São, nas suas palavras, “boias de lastro: quando o navio do nosso coração está inclinado, são lançadas para recuperar a posição adequada”. No fundo, esperança e oração devem manter-se sempre unidas, uma não pode existir sem a outra, e concretizam-se na caminhada de cada um em variadas estratégias espirituais.


Os trabalhos ficaram completos com os vários momentos de oração comunitária, nomeadamente Laudes, Vésperas e terminaram com uma bela Eucaristia no Carmelo de São José.


Seguramente que ninguém deu por mal gasto o dia e meio de duração deste encontro.



Comentários


                                                                                                      E-mail: carmelosecular@carmelitas.pt

  • transferir
  • Black YouTube Icon
  • facebook-square
bottom of page