Buscar

XXVI Encontro Nacional OCDS


De 26 a 28 de Abril decorreu na Domus Carmeli o XXVI Encontro Nacional OCDS sob o tema: “O real e o ideal do Carmelita Secular”.

Todas as comunidades estiveram representadas por alguns dos seus elementos. Este ano várias comunidades da Madeira estiveram presentes.

O ambiente foi sempre alegre e fraterno, como convém a carmelitas. Foi um tempo de convívio, de oração e de trabalho.

Fomos chegando pelo fim da tarde de dia 26 e logo nos reunimos para a recitação de vésperas.

À noite o Provincial, Padre Pedro Ferreira e o Delegado para a OCDS, Padre Joaquim Teixeira abriram o nosso encontro dando-nos as boas vindas. O Presidente do Conselho Nacional José Manuel Couto, fez a apresentação do programa. Antes de irmos descansar rezaram-se completas na capela.

No dia 27 rezaram-se as Laudes antes do Pequeno Almoço.

Formaram-se grupos para analisar-se o “Decálogo do Carmelita Secular” com respostas às perguntas:​

O momento mais vivido;

O menos conseguido;

Qual o meio para melhorar.

Refletimos e partilhamos os pontos deste ideário mais vividos por cada um de nós e das nossas comunidades e quais os pontos em que cada um e cada comunidade tem mais dificuldade em vivê-los. Refletimos também sobre quais os meios concretos a realizar, para que estes pontos menos conseguidos deixassem de o ser. As respostas foram várias.

Resumidamente o mais vivido foram as reuniões mensais pelas comunidades reunidas em oração, e em fraterna convivência e unidade.

O menos conseguido terão sido os momentos de silêncio em oração contemplativa.

Como conseguir melhorar? Pela unidade entre todos da comunidade, como Jesus rezou ao Pai “que todos sejam um, como Eu e tu Ó Pai somos Um “. A Unidade na vontade de Deus é o Amor que une a todos, numa só vontade.

No Plenário cada membro do grupo explicou as conclusões a que chegaram.

Seguiu-se o almoço e refortalecidos, durante a tarde estivemos divididos em dois grupos de trabalho.

- Num grupo realizou-se a eleição do novo presidente do Conselho Nacional para o próximo triénio

- O outro grupo fez a avaliação do triénio passado com propostas para o novo triénio.

Terminado o mandato do Conselho Nacional para o triénio 2016/2019 reuniu a Assembleia Geral Eletiva da OCDS (constituída pelo Presidente, Formador e Delegado de cada Comunidade), com vista a eleger novo Conselho Nacional e Conselho Fiscal para o triénio 2019/2022.

Na presença do Provincial da Ordem e do Delegado para a OCDS, leu-se a ata da Assembleia Geral Eletiva de 2016, apresentaram-se as contas que foram aprovadas tendo o parecer favorável do Conselho Fiscal e analisou-se a situação económica da Flor do Carmelo que a Assembleia deliberou que passará a ser editada em formato digital. Aprovou ainda um aumento da contribuição das diversas Comunidades para o Conselho Nacional e para Roma.

Do fundo do coração foi feito agradecimento por todo o carinho, empenho e dedicação de todos os elementos do Conselho Nacional sob a presidência do José Manuel Couto da Comunidade Stella Maris (Porto) e seus Conselheiros Gustavo Tato Borges da Comunidade do Menino Jesus de Praga (Avessadas), Isabela Neves, da Comunidade de Santa Teresa de Jesus (Tavira) e Justina Leão, da Comunidade Chama de Amor Viva (Paços de Ferreira) bem como a todos os que fizeram parte do Conselho Fiscal presidido pela Luciana Nogueira da Comunidade do Menino Jesus de Praga (Avessadas) e vogais, a Nicole Vareta, da Comunidade Stella Maris (Porto) e pelo Fernando Teixeira, que terminaram as suas funções.

Iluminada pelo Espírito Santo a Assembleia elegeu para o triénio 2019/2022 como Presidente do Conselho Nacional a Isabela Neves, da Comunidade de Santa Teresa de Jesus (Tavira) e para a acompanhar neste serviço foram eleitos como Conselheiros a Luciana Nogueira, da Comunidade do Menino Jesus de Praga (Avessadas), a Nicole Vareta, da Comunidade Stella Maris (Porto) e o João Gouveia, da Comunidade Irmã Lúcia (Fátima). Como Presidente do Conselho Fiscal foi eleito o António Fernandes da Comunidade de Nossa Senhora do Carmo (Paço d'Arcos) e como vogais o Luís Correia da Comunidade do Menino Jesus de Praga (Avessadas) e a Isabel Carreira da Comunidade Irmã Lúcia (Fátima).

Que a Santíssima Trindade, Nossa Senhora do Carmo, Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz os ajudem a desempenhar as suas funções com todo o amor e alegria.

Grupo de avaliação do Triénio

Conclusões do grupo da avaliação do triénio:

Neste último triénio, cada comunidade recebeu a visita do Concelho Nacional, que foi momento de grande unidade e alegria. Somos uma família e esta família está ligado pelos laços da fraternidade da caridade e unidade recíprocas.

Tivemos vários congressos, que nos enriqueceram espiritualmente nesta caminhada para a Casa do Pai.

O momento alto deste triénio foram as Escolas de Oração que nos orientaram para o maior enriquecimento na oração de meditação e contemplação.

Foi proposta que periodicamente houvesse uma reunião de Oração para que fossemos cada mais assíduos a estarmos a sós com quem sabemos que nos Ama.

Vimos o filme sobre a vida de Carlo Acutis. De seguida rezamos as Vésperas no Carmelo de S. José. Seguiu-se a Eucaristia às dezanove horas com a posse do Novo Concelho Nacional e Concelho Fiscal.

Depois do Jantar fizemos a oração da noite na Capela com intervalos de silêncio.

No fim da oração e individualmente foi feita a renovação por cada um em frente do Sacrário, do SIM de Maria, sob o olhar de Jesus: “Eis a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a Vossa Palavra”.

No domingo de manhã rezamos as Laudes e discutimos alguns pontos dos Estatutos da OCDS que precisam de ser revistos. Esta revisão ficou de ser estudar nos tempos mais próximos.

Ao final da manhã reunimos no locutório do Carmelo de São José com as nossas queridas irmãs tendo sido tema da conversa o discernimento vocacional na Ordem.

Culminou o Encontro com a celebração da Eucaristia de Domingo da Misericórdia.

Cristina Lima, Ocds de Coimbra e

António Fernandes, Ocds de Paço d’Arcos

© 2020 - Webmaster Pedro Tavares                                                                         E-mail: carmelosecular@carmelitas.pt

  • transferir
  • Black YouTube Icon
  • facebook-square