top of page
Buscar

XXXI Encontro Nacional OCDS

Na Domus Carmeli, no fim de semana da Divina Misericórdia, de 05 a 07 de abril, 73 carmelitas participaram deste encontro anual. É uma graça podermos reunir a comunidade nacional que esteve representada por quase todas as comunidades tanto do continente como da Madeira.


Com o tema "A aventura da santidade nas Irmãs Teresinha e Lúcia", o Pe João Rego e o Pe Manuel Reis abriram-nos caminhos para que nós próprios ousemos acreditar que também nós podemos ser santos. O Pe João apresentou-nos o caminhito de Teresinha do Menino Jesus, e a dificuldade que é entender tanta simplicidade e confiança que tinha no amor misericordioso de Deus. O Pe Manuel Reis abriu-nos as as portas a uma Irmã, Lúcia de Jesus, que nasceu para nós 10 anos depois de ter nascido para Deus Teresinha. Diz-nos que o modo como viveram as suas vocações não são muito diferentes. Lúcia apoia-se na maternidade de Maria e vive as virtudes teologais a pedido da Virgem Maria. Recordou-nos que, em Fátima, sob a invocação de Virgem do Carmo Maria incita-nos a um olhar contemplativo.


À noite percorremos a Via Lucis, um belíssimo caminho de luz com o Senhor Ressuscitado. Olhar para Jesus com o mesmo olhar atento e contemplativo de Maria sua Mãe e nossa Mãe.


Antes da Eucaristia de encerramento, no Carmelo de S. José, as Irmãs receberam-nos no locutório e, no meio da imensa alegria que sempre reina quando nos encontramos as Irmãs, elas foram partilhando histórias de quando a Irmã Lúcia ficava no convento quando se encontrava com os Papas nas suas visitas a Fátima.


Bem haja a todos os que proporcionaram todos estes momentos de formação, do espírito e do coração.



Comments


bottom of page