Buscar

São Simão Stock e o «hábito» carmelita da Virgem Maria


Segundo a tradição, a Virgem Maria entregou o escapulário a Simão Stock no dia 16 de julho de 1251. Os documentos sobre a vida do santo carmelita são escassos e pouco rigorosos, mas sabe-se que nasceu na Inglaterra e conheceu os carmelitas, quando os frades deixaram o Monte Carmelo ocupado pelos muçulmanos e procuraram refúgio na Europa. Foi atraído pela espiritualidade carmelita, entrando na Ordem do Carmo que funda na Inglaterra. Passados alguns anos, Frei Simão Stock teria sido eleito Prior Geral, favorecendo então a expansão da Ordem. Mas com dissabores derivados justamente desta rápida expansão, que gerou inimizades na Igreja. É neste contexto que Frei Simão Stock pediu a toda a Ordem que rezasse pela resolução dos problemas. Acudiram ao Céu e ao Papa. Nesse dia em que rezava a oração do «Flos Carmeli», apareceu-lhe a Virgem Maria que lhe entregou o Escapulário, dizendo que era o sinal da sua protecção para com os carmelitas e para quem o usasse. Pouco tempo depois, o Papa tomou a defesa dos carmelitas e concedeu-lhes uma vida adaptada à Europa, com a fundação de conventos junto de cidades e universidades. A tradição refere que Frei Simão Stock morreu em Bordéus, França, no 16 de maio de de 1265.

No 750º aniversário da entrega do escapulário em 2001, S. João Paulo II escrevia estas palavras à OCarm e à OCD: «Com o sinal do Escapulário, manifesta-se uma síntese eficaz de espiritualidade mariana, que alimenta a devoção dos crentes, fazendo-os sensíveis à presença amorosa da Virgem Maria na sua vida. O Escapulário é essencialmente um «hábito»… Quem se reveste do Escapulário introduz-se na terra do Carmelo, para «comer os seus frutos e saboreá-los» (Jer 2,7), e experimenta a presença doce e materna de Maria no seu compromisso diário de revestir-se interiormente de Jesus Cristo e de manifestá-l’O vivo em si para o bem da Igreja e de toda a humanidade.» (25 de março de 2001)

© 2020 - Webmaster Pedro Tavares                                                                         E-mail: carmelosecular@carmelitas.pt

  • transferir
  • Black YouTube Icon
  • facebook-square